segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATIVIDADES COM HIPERTEXTO

Exemplo 01:

Lembre-se de que a Wikipédia não é um fórum!
As duas opções geram uma assinatura automática com o seu nome de usuário e a data da edição.
- Antes de salvar a página, clique no botão "Mostrar previsão" para ver como fica.
- Novo na Wikipédia? Seja bem-vindo e consulte as perguntas frequentes de edição.

Exemplo 02:

Notícias no Wikinotícias
Exemplo 03:
Com o tempo essas festas foram perdendo o cunho religioso e no final da Idade Média estavam sendo considerada como atentados aos bons costumes. A discussão chegou a tal ponto que no século XVI, o rei da França Carlos V proibiu a realização de festas que durassem mais de um dia, impondo severas penas àqueles que transgredissem esse regulamento. Porém esse édito de 1531 não demorou a ser esquecido e as quermesses novamente passaram a ser realizadas.

Conceito: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agraga-se outros conjuntos de informações em forma de palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de hiperlinks ou links, que são formas destacadas, que tem a função de interconectar diversos conjuntos de informações.

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Sendo assim, o hipertexto é mais uma ferramenta tecnológica da qual podemos dispor como alternativa didática para nossas aulas, pois o aluno ao pesquisar determinado tema já vai ter acesso a outros relacionados enriquecendo sua pesquisa, assim como acontecia na pesquisa bibliográfica, porém agora de forma mais dinâmica e atrativa.
Estes conhecimentos a respeito do hipertexto foram encontrados na Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário