segunda-feira, 29 de junho de 2009

MEU PORTIFÓLIO:

O curso TIC’s tem como um dos objetivos integrar as tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, com encontros presenciais e á distância que propiciam uma construção coletiva dos conhecimentos e uma grande rede de troca de experiências.
Discutimos na unidade I a nossa realidade e a da escola onde trabalhamos em relação às tecnologias, o que possuímos e como são utilizadas. Esta oportunidade nos levou a repensar nossas atitudes como educador , em nossa metodologia de trabalho e na forma como encaramos o emprego das tecnologias como ferramenta metodológica, então postamos no ambiente e-proinfo, no fórum, a atividade: Quem sou eu. Observamos ainda, no âmbito da escola, como as tecnologias são empregadas na rotina da escola, tanto na parte administrativa, quanto pedagógica, atividade esta postada no Forum deo ambiente e-proinfo, sob o título: educação e tecnologia.
Na unidade II estudamos sobre a Internet, Hipertexto e Hipermídia, onde entendemos a importância das comunidades em rede e aprendemos sobre a linguagem das mídias. Ainda nesta unidade, aprendemos sobre o hipertexto, em como utilizá-lo para enriquecer a pesquisa, e postamos esta atividade no blog criado por cada um de nós, que servirá de Portfólio, espaço para compartilharmos nossas produções entre os colegas de grupo.
Como criar um link:
- selecione no texto a (s) palavra (s) no blog que será link, ela deve se referir a um documento já salvo no computador;
-acesse: http/www.print2flash.com , na opção convert document e procura o arquivo a ser link, aguarde e copie o endereço fornecido;
-no blog, depois de selecionada a palavra, clique no ícone: link e cole na janela o endereço fornecido,
A atividade 5 desta unidade pede que, como multiplicadores, possamos sugerir atividades com estes conhecimentos, então propus uma formação continuada na qual os professores irão criar seu próprio blog para registrar as temáticas estudadas nos encontros, por meio de links, o que vai agilizar a avaliação do projeto sala de professor.
Concluindo a atividade 2.7 apresentamos o registro digital da experiência do projeto idealizado da atividade 5, na qual propus para a formação continuada a criação de um blog da escola:http://www.escolandaguia.blogspot.com/, assim como, que cada professor criasse o seu para completarmos as atividades coletivas postadas no blog da escola para que toda comunidade possa acompanhar nosso trabalho. Na atividade 2.9 visitamos a página: http://pt.wikitionary.org/wiki uma ferramenta espetacular de pesquisa e também muito interessante por que podemos criar nosso próprios verbetes e regstrá-los para que possam ser úteis a outros pesquisadores, criei a significação para a palavra piá , muito utilizada pelos gaúchos como chamamento aos meninos.Dando início a unidade 3 vamos estudar sobre as mídias digitais, observar os tipos de mídias presentes em nossa rotina, sua influência na educação, na sociedade, no trabalho e nas relaçoes de tempo na era da tecnologia digital, como desenvolvemos na atividade 3. 1:mídias digitais
A atividade 3.2 nos oportunizou uma visitação a sites que nos auxiliam como recurso educacional. Visitei o YouTuBe escolhendo vídeos que tratam sobre a sexualidade, temática que vem sendo desenvolvida no projeto interdisciplinar em minha escola, no intuito de obter alternativas de sisitematização deste assunto para apresentação na mostra cultural.Na atividade 3.6 planejamos, para colocar em prática em nossa realidade escolar, uma aula com integração das mídias, então em parceria com as colegas professoras Ava e francis, desenvolvemos uma uma aula de física, por meio do jogo educativo atividade 3.7 pedia que registrássemos este momento por meio de fotos, e também fosse feito o relatório do experimento.
Iniciando a unidade 4, a atividade 4.2 nos proporciona a criação de um Mapa conceitual, mais uma ferramenta que pode ser utilizada por nós professores para auxiliar o processo de aprendizagem. Nos foi sugerido, enquanto gestores a criação do mapa conceitual de funcionamento de nossa Escola. A proposta da atividade 4.3 é apresentar aos colegas e descrever como foi nossa atividade com o mapa que construímos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário